A volta do esqualano

esqualeno

Quando nós compramos um potinho de creme ou um simples batonzinho, não fazemos ideia nenhuma de onde vem a matéria-prima utilizada. Uma coisa que me alegra nos nossos tempos de acesso ilimitado à informação, é o quanto os consumidores estão mais conscientes.

Há alguns anos atrás, era bastante comum encontrar esqualano em cosméticos, inclusive naqueles manipulados na farmácia. E o esqualano realmente merece destaque por várias características: é inodoro, incolor, quimicamente estável, muito resistente à oxidação, boa solubilidade em vários tipos de formulação etc. E a melhor parte: o esqualeno e o próprio esqualano (em menor concentração) são produzidos pelas nossas glândulas sebáceas, eles ajudam a prevenir a perda de umidade e a promover a elasticidade da pele. E o fato de já serem produzidos pelo nosso organismo (ele pode ser encontrado até na vagina!) traz uma maior segurança para o seu uso em cosméticos.

Agora a parte ruim: por muito tempo, a fonte comercial desta matéria-prima era o fígado de tubarões que vivem nas profundezas do mar. Esse óleo de fígado de tubarão foi muito utilizado na China, Japão e Coreia como um alimento saudável e até aqui no Brasil, pode ser encontrado nos dias de hoje.

Antes de continuar, preciso fazer um esclarecimento: existe o esqualeno e o esqualano!

Esqualeno: encontrado em maior concentração no sebo da nossa pele, possui muitas ligações duplas na sua cadeia carbônica e é bastante instável, portanto, ficaria difícil utilizá-lo dessa forma em cosméticos;

Esqualano: encontrado em baixa concentração na pele, produzido a partir do esqualeno por uma reação química (hidrogenação catalítica), possui boa estabilidade para ser usado em cosméticos.

Continuando… Além do fígado de tubarão, outras fontes de esqualeno foram exploradas. Na década de 70, o esqualeno chegou a ser produzido por síntese química, mas era caro demais. A opção que surgiu foi obter o fitoesqualeno de óleos vegetais, como o de oliva, só que também não era economicamente viável, pois era encontrado em baixas concentrações… Até que surgiu a alternativa de obtê-lo a partir um resíduo da produção de azeite de oliva que pode apresentar até 30% de esqualeno na sua composição.

Hoje, uma alternativa que me parece muito viável, é a produção do esqualeno a partir da cana-de-açúcar. A Amyris, uma empresa da Califórnia, possui uma levedura (a mesma de fazer pão) que foi modificada para produzir uma outra substância, o β-farneseno a partir da fermentação do açúcar e esta molécula vai servir como precursora para produzir o esqualano. Como açúcar é o que não falta no Brasil, ela acabou se instalando por aqui…

Eu coloquei “a volta do esqualano” no título desse post, pois acredito que agora os consumidores não precisam mais ficar preocupados. A incerteza a respeito da sua obtenção e os custos altos acabavam influenciando na sua disponibilidade no mercado. Acredito que esse novo processo da Amyris vai impactar o mercado e vamos começar a ver mais esqualano por aí.

bb cream esqualano

Um produto que gosto muito é o BB Cream da L’Oréal, vejam a formulação: AQUA; CYCLOPENTASILOXANE; ALCOHOOL; BUTYLENE GLYCOL; ETHYLEXYL METHOXYCINNAMATE; PEG-10; DIMETHICONE;PHENYL TRIMETYCONE; SQUALANE; MAGNESIUM SULFATE; TALC; NYLON-12; MALTITOL; DISODIUM STEAROYL GLUTAMATE; ALUMINIUM HYDROXIDE; SORBITOL; PERLITE; VACCINUM MYRTILLUS FRUIT EXTRACT

 

Eu só não sei de onde vem esse esqualano da L’Oréal, mas com certeza não é de nenhum tubarão!

 

24 thoughts on “A volta do esqualano

  1. Oi Patrícia,

    Nossa estou super feliz que atendeu ao meu pedido! Super amei!!!!!
    Você mandou super bem de novo!!!
    Bjs,
    Kelly

  2. Oi Patrícia,

    Que post super informativo e com um assunto super super interessante. Concordo com você que o esqualano vai voltar com tudo!!! Vi que tem muitos post denegrindo a imagem deste componente cosmético mas sem sombra de dúvidas ele é essencial para manter nossa beleza e juventude!!!!
    Bjs,
    Gislaine.

  3. Oi Patrícia,

    Adoooorei seus posts! Principalmente sobre o esqualano que andava meu esquecido e de certa forma mal falado por alguns sites. O que importa é que tenha pessoas como você que realmente se importam e tragam informações super legais novamente à tona.
    Adorei seu estilo de abordar o tema, continue postando linda!
    Bjs,
    Kátia.

  4. Oi Patrícia!!!!

    Li seus dois posts e fiquei muito contente! Você abordou muito bem dois temas bem interessantes e polêmicos. Agora gostaria que falasse um pouco de Botox para uso cosmético: a picadinha que vale ouro!!!!!

    Bjs,
    Lucia.

  5. Olá Lucia!
    Muito obrigada! Vou anotar sua sugestão, botox é um tema bem interessante! Eu tenho recebido só sugestões super interessantes… Nem sei por onde começar!!!
    Bjs
    Patricia

  6. Olá, Kátia!
    Que bom que vc gostou! Minha preocupação é trazer uma visão mais técnica, mas sem ser chata. Então vou continuar postando assim!!!
    Bjs
    Patricia

  7. Olá, Gislaine!
    Tem muita coisa assustadora na internet! Principalmente em relação a vacinas… mas o esqualano é bem seguro em cosméticos, acho que a gente só tem a ganhar com o aumento da disponibilidade dele no mercado.
    Bjs
    Patricia

  8. Oi Kelly!
    Que bom que você gostou! Espero poder atender a todos os pedidos!
    O difícil é organizar o tempo nessa vida corrida…
    Bjs
    Patricia

  9. Oi Patrícia!!!!
    Acabo de ver a imagem da bonequinha Lego cientista no Instagram, achei o máximo!!! Me direcionou para seu blog. Nossa amei seus posts. Menina você está mandando super bem!!!! Vai uma sugestão também de farmacêutica para farmacêutica rsrsr. Fale um pouco do produtos anti-envelhecimento e cremes para celulite.
    Continue arrasando no seu blog!!!
    Bjs,
    Magda.

  10. Olá Magda!
    Obrigada! Eu me senti lisonjeada, ainda mais por ser uma colega de profissão…
    Gostei da ideia, vou falar sim!!!
    Espero ver você por aqui mais vezes!
    Bjs
    Patricia

  11. Oi Patrícia,

    Parabéns pelo seu blog!!!!Esta muito legal seus posts. Estou adorando seu jeito de escrever que mistura uma pitada de ciência sem ser cansativo. Tem blogs que frequento que ou a informação é incompreensível ou é muito superficial. Vejo que você se preocupa com quem está lendo, continue postando. Mostrei para amigas “loucas por beleza” e também aprovaram!!!!
    Bjos,
    Paty

  12. Oi Paty,

    Adorei este seu post sobre o esqualano! Estou sempre a busca de novidades sobre beleza, estética, etc e encontrei seu post que li e adorei. Muito me intriga as tecnologias que estão nos produtos de beleza que usamos todos os dias para alegrar nossas vidas e também de quem nos cerca. Muitas destas tecnologias são desconhecidas por muitas de nossas amigas amantes de cosméticos e acredito que seus posts estão tratando bem disso. Muita informação errada está sendo divulgada em blogs e faz com que o universo da beleza perca um pouco do glamour rsrsrs. Vamos combater isso amiga!!!
    Bjs,
    Roberta.

  13. Oi Patrícia,

    Que legal ver postagens como esta do esqualano e também a do colágeno. Fico cada vez mais curiosa de saber sobre os produtos que uso no dia a dia. Gostaria de ver você tratar no seu blog do tema: produtos para academia, suplementos sabe. Adoro uma academia!!!! Então faço uma dieta bem controlada para manter o corpo em forma.
    Bjs,
    Viviane.

  14. Oi Patrícia,

    Adorei ler seus posts. Nossa seu cabelo lembra muito o da Annalyne Maccord! Eu também tenho cabelo cacheado e preciso de dicas para mantê-lo lindo e saudável rsrsrs. Muitos óleos dizem fazer milagres em nosso tipo de cabelo mas gostaria da sua opinião sobre esse assunto.
    Bjs,
    Alessandra.

  15. Oi Patrícia!

    Me identifiquei muito com seus posts e olha leio muito sobre estes assuntos e não tem nada similar ao jeito que você aborda os seus temas, na mídia. Muito destas informações sobre beleza são tratados por pessoas que não sabem muito bem do que estão falando e as que a gente acha que sabem falam muita bobagem. Quero incentivá-la a continuar postando pois sempre me indigno quando vejo postagens ruins para temas muito importantes para nossa beleza e você realmente me ganhou com sua forma séria mas nada cansativa sobre estes assuntos que particularmente me interesso.
    Seu blog veio para somar e com certeza fará muito mais fãs como eu.

    Bjs e não vejo a hora de ver mais posts linda!!!!
    Karina.

  16. Oi Paty,
    Obrigada! De Paty para Paty!!!
    Fiquei muito feliz com o seu feedback, pois eu morro de medo de ser chata, para mim é muito importante que as pessoas entendam o que eu estou falando. Acho que de vez em quando eu vou acabar falando um pouco mais “Quimiquês”, mas vou sempre tentar explicar da melhor forma possível.
    Bjs
    Patricia

  17. Olá Roberta!
    Eu também amo cosméticos, eu me lembro que antes de fazer faculdade, eu sonhava em entender o que eram aqueles ingredientes dos rótulos… Eu acabei me aprofundando em outras áreas (química de alimentos, orgânica e produtos naturais), mas tudo se relaciona!!!
    Quero muito contribuir na divulgação do conhecimento e espero estar no caminho certo.
    Bjs
    Patricia

  18. Olá Viviane,
    Que bom que você gostou! Eu também uso suplementos e pretendo falar sobre isso também, mas de forma mais aprofundada em alguns ativos. Tenho como falar principalmente daqueles que usam extratos vegetais. Pretendo em breve falar um pouco sobre fitoterápicos.
    Bjs
    Patricia

  19. Olá Alessandra!
    Obrigada! Você nem sabe o elogio que me deu! Hoje eu estava vendo a revista Glamour de abril e tinha uma foto da Annalyne e eu comentei que queria ter um cabelão igual ao dela rsrsrs
    Pretendo em breve falar de óleos para cabelo, sei como é dura nossa luta contra o frizz…
    Bjs
    Patricia

  20. Olá Karina!
    Obrigada! Fiquei muito feliz com o seu comentário! Espero contribuir da melhor forma possível, meu desafio passar conhecimento a respeito destes temas do universo feminino de maneira clara. Também fico indignada quando vejo conceitos errados se propagando…
    O meu tempo é bastante escasso, tenho que me dividir entre família, trabalho e agora o blog… Mas logo postarei sobre um assunto bem interessante!
    Bjs
    Patricia

  21. Oi Patrícia,

    Estou muito contente em ler suas postagens é ver sua seriedade com os temas. Adoro ler os comentários e ver que como eu muitas das meninas estão gostando também. Eu gostaria de ver mais postagens, se depender de nós terá muito assunto pela frente!!!
    Bjs,
    Paula.

  22. Oi Patrícia,
    Tive a grata surpresa de encontrar seu site na busca que estava fazendo na internet. Nossa alguém falando da volta do esqualando! Por muito tempo achei que o assunto estava esquecido mas você o trouxe de volta de uma maneira muito original, Parabéns!
    Bjs,
    Maria Paula.

  23. Olá Paula!
    Obrigada! Se depender de mim, vou sempre atender os assuntos pedidos!
    Acabei de postar sobre ômega 6 e 3, leia e veja se vai te agradar…
    Bjs
    Patricia

  24. Olá Maria Paula,
    Obrigada pelo seu feedback! Espero poder sempre colocar assuntos interessantes nesse blog…
    Bjs
    Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *