Como preparar chá

como se preparar chaO preparo de chás requer alguns cuidados para se extrair e, ao mesmo tempo, preservar o aroma e as substâncias responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Dependendo da planta, deve-se escolher um método para preparar a bebida. Já vi pessoas que sempre preparam da mesma forma: jogam tudo na panela com água e deixa ferver! E não é bem assim, cada plantinha (ou parte dela) deve ter um tratamento especial para produzir o melhor chá possível!

Segue os métodos de preparo de chás:

Infusão: esperamos a água começar a ferver (quando aparecem as primeiras bolhinhas), vertemos a água em cima da planta seca ou fresca, depois abafamos com um pratinho e é só esperar alguns minutos. Eu prefiro abafar com um pratinho, pois acho que segura melhor os óleos essenciais do que um tecido. Eu já vi um trabalho que era sobre isso e o perfil dos óleos essenciais era bem melhor com um prato do que quando se usava o tecido. Este método de preparo é o mais adequado para folhas, flores e frutos, que são as partes que mais possuem óleos essenciais responsáveis pelo aroma da planta. O nome correto da bebida produzida é infuso, apesar de chamarmos popularmente de chá.

Decocção:  colocamos a planta na panela com água e deixamos ferver por alguns minutos. Esta forma é melhor para as partes mais duras da planta, que são mais difíceis de extrair, tais como caule, casca e raiz. A bebida produzida é chamada de decocto! Para preparar um chá de canela, esta é melhor maneira! Apesar da canela possuir os óleos essenciais que dão aquele cheirinho característico, ela é muito dura e vai ser extraída com mais eficiência por decocção. Caso a bebida a ser preparada seja uma mistura folhas e canela, por exemplo, pode-se fazer decocção com a canela e depois fazer a infusão com a folhas.

Fiz um post sobre o chá de hibisco (aqui) e lá eu disse que a maneira mais correta é a infusão, pois o hibisco possui antocianinas que são degradadas mais facilmente com temperatura. As antocininas das frutas são mais sensíveis ainda! Portanto, na hora de preparar chás com frutas, flores ou folhas, já sabem: infusão!

Então é isso! Se quiserem comentar, fiquem à vontade!

Bjs

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *