Óleos de silicone para cabelo

oleo para cabeloO que seria da indústria de cosméticos moderna sem o silicone? Eu ainda vou escrever um post apenas sobre seu uso em cosméticos e sua função, mas hoje eu resolvi escrever especificamente sobre os “óleos” de silicone para cabelo.

Quem tem o cabelo cacheado com certeza conhece ou já ouviu falar da técnica low poo/ no poo que consiste em evitar o uso de shampoos com surfactantes (detergentes) agressivos que destroem a fibra capilar e, consequentemente, também deve-se evitar o uso de produtos que se acumulam no cabelo, como os que contêm petrolatos e silicones insolúveis em água. Bom, meu cabelo é cacheado e tenho certeza que se eu adotasse o low poo, ele seria muito mais bonito e saudável! Mas eu me viciei em produtos que se acumulam nos fios, acho que eles ficam mais encorpados e, momentaneamente, mais bonitos. Como já disse, eles seriam mais bonitos com o low ou no poo, mas no momento eu acho mais fácil tirar o pão-de-quejo da dieta do que tirar os silicones do cabelo.

Voltando aos óleos…
Acho que tivemos uma grande mudança na forma de se vender os famosos “óleos” finalizadores. No final dos anos 90, os reparadores de pontas com silione viraram uma febre, todo mundo usava umas gotinhas para selar as pontinhas, dar brilho e tirar o frizz. E as embalagens mostravam a palavra “silicone” de forma bem explícita. O que eu percebo agora é que a palavra “silicone” sumiu!!! E os produtos se tornaram simplesmente “óleos”.

Não estou defendendo o uso de silicones, só estou reparando que a indústria está tratando o “silicone” como mero veículo, como se ele não tivesse nenhuma função no produto. Talvez por eles estarem ganhando uma fama ruim… Desta forma, tem muita gente que acha que está passando “óleo de argan”, mas, na verdade é óleo de silicone com óleo de argan, e não sabemos a quantidade deste último. E, no meu ponto de vista, quando se fala em óleo, por definição, eu logo penso nos fixos, como o de argan, oliva, semente de uva etc., ou nos essenciais, usados na perfumaria. Mas nunca penso em silicones!

"Óleos" que uso no cabelo
“Óleos” que uso no cabelo

O objetivo deste post é apenas fazer um alerta, chamar atenção para o fato de usar uma coisa pensando que é outra! Como eu disse, eu gosto de usar alguns destes “óleos” de silicone (os meus preferidos estão aqui do lado), mas uso ciente de que o efeito que vejo é como se fosse uma maquiagem e que não me irá trazer benefícios a longo prazo. É a mesma coisa do primer na maquiagem, o efeito de disfarçar os poros é momentâneo! Quando eu quero o efeito de tratamento de algum óleo vegetal, uso puro para fazer umectação (banho de óleo). Se nesses “óleos” o efeito que vemos fosse produzido pelo óleo vegetal, sentiríamos o cabelo mais gorduroso. O que não acontece com os finalizadores com silicone.

Então é isso… Espero ter contribuído de alguma forma para o entendimento deste tipo de produto. Sou uma consumidora muito exigente e ia ser muito bom se as indústrias fossem mais transparentes nos rótulos dos produtos. Uma coisa boa seria colocar a concentração do óleo de argan ou outros óleos vegetais, caso estejam presentes na formulação.

Sintam-se à vontade para comentar e deixar dicas!

6 thoughts on “Óleos de silicone para cabelo

  1. Oi Patrícia,

    Que postagem fantástica!!!Sempre tive esta dúvida e mais usava óleos de argan achando que era puro!!! Nossa essa falta de informação acontece o tempo todo com nós consumidores. Queria deixar uma dica de postagem que gostaria que tratasse em alguma de suas futuras postagens. Cremes para celulite.

    Bjs,
    Camila

  2. Oi Patrícia,

    Excelente sua matéria sobre silicones, definitivamente esclarecedora!!!!
    Gostaria que falasse sobre mousses para cabelos.

    Bjs,
    Carol

  3. Olá, Camila!
    Que bom que você gostou! Fico feliz!
    Já anotei a sua sugestão de tema!
    Bjs
    Patricia

  4. Olá, Carol!
    Obrigada! Pode deixar! Vou escrever sobre mousse de cabelo, ainda mais que eu uso todos os dias!
    Bjs
    Patricia

  5. Oi, Patrícia!

    Que blog interessante que você criou! Li cada uma de suas postagens e reconheço quando vejo originalidade e conhecimento dedicado a um tema. Ainda mais se tratando de beleza que permeia o mundo feminino. Tenho absoluta certeza que estas matérias iniciais são apenas a pontinha do iceberg que você tem para mostrar. Menina você está no lugar certo! Invista no seu dom e faça mais felizes e informadas nos amantes da beleza!!!

    Kisses,
    Maju.

  6. Olá, Maju!
    Muito obrigada! Estou muito feliz com seu feedback!
    Vou continuar postando e espero atender às expectativas. Quando quiser sugerir algum tema específico, fique à vontade!
    Eu anoto todos e vou escrevendo aos poucos, pois estou com bebê recém nascido…
    Bjs
    Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *